Ser proativo - 1 de 7 bons hábitos!

 1 de 7 bons hábitos!

Ser proativo - eu sou responsável pelos meus resultados;

- eu escolho agir, tendo como base os meus valores, em vez de reagir impulsivamente.

A capacidade de assumir as rédeas da minha vida requer atitudes de proatividade. 

Como nos diz Abraham Lincoln "As pessoas são tão felizes, como elas mesmo decidem ser."

Existe toda uma linguagem que nos faze assumir uma destas atitudes.

Frases como "vou tentar, sou assim; não posso fazer nada; tenho de fazer; isto estragou-me o dia; a culpa é tua", entre outras, levam-nos a uma reatividade.

 Enquanto que frases como "vou fazer; posso melhorar; vou analisar as opções que tenho; tem de haver alguma forma; escolho fazer; não vou deixar que isto me afete, são frases que nos empoderam, que nos ajudam a fazer escolhas e a assumir a responsabilidade pessoal.

Existe, por vezes, uma cultura de vitimização. Em que tudo o que me acontece se deve aos outros, em que "o mundo se uniu para me tramar".

Esta posição prolonga-se em muitos casos por toda uma vida. Não muda nada, pois nada poderei fazer para que as coisas mudem.

Podemos assumir algumas ações para criarmos hábitos mais proativos:

- tomar consciência do que controlo;

- transformar os contratempos em oportunidade para crescer;

 - fazer dos fracassos formas de aprender e mudar o que faço de seguida;

- transformar-me numa agente de mudança;

- acreditar que tudo é possível (as coisas acontecem, existem soluções).


Começa hoje por fazeres algo que andas a adiar há muito tempo!

 

Comentários

Mensagens populares