Preciso de me sentir importante!

 

Muitas vezes os comportamentos dos adolescentes procuram dar resposta a algumas necessidades.

Hoje vou abordar a necessidade de sermos vistos, em sentirmo-nos importantes e significativos.

Sendo o comportamento comunicação é importante olharmos para ele de outra forma. Procurar descodificar a mensagem que ele procura entregar é uma tarefa muito importante. Como adultos podemos cortar um ciclo de não aprendizagem desse reconhecimento. 

De que forma o podemos fazer? 

Primeiro começarmos a olhar para nós e a perguntarmo-nos o que necessitamos?

Que tipo de comportamentos estão mais presentes? 

De que forma posso saciar a minha necessidade de reconhecimento?

Ao fazê-lo está a entregar um modelo ao seu adolescente e também a perceber da sua importância.

Olhar para o comportamento como comunicação é entender também as entrelinhas, aqueles comportamentos mais subtis, mais silenciosos. 

Normalmente focamo-nos mais nos comportamentos mais externos, mais gritantes, mais desafiadores à ordem social e esquecemo-nos dos comportamentos mais "adequados" às nossas expectativas e que também podem ter como intenção comunicar essa mesma necessidade.

Dou-lhe o exemplo de uma adolescente que vive em ansiedade constante por não aceitar a possibilidade de ter uma nota mais baixa do que a esperada. 

O que poderá significar o choro antes dos testes? 

O que poderá significar a dificuldade em dormir na fase de exames?

Geralmente o que fazemos perante este tipo de comportamentos? Reforçamos através da justificação dos bons resultados. "Tem de ser assim se queres ter boas notas, depois dormes melhor".

E com os comportamentos mais desafiantes dos nossos filhos? Aniquilá-los o mais rapidamente possível, certo? Sei bem o que menciono! Tantas vezes isso me aconteceu... e está tudo bem.

O mais importante é o que vai fazer a partir de hoje.

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