Crença por crença!



Estar convicta das minhas crenças pode levar-me a diferentes resultados. 

Se por um lado a minha crença gerar o resultado que pretendo alcançar, óptimo. No entanto, tenho crenças que além de não gerarem os resultados que quero, minam-me a minha ação. E são essas que tenho que tomar consciência e perceber de que forma são validadas, de que forma estão presentes nas minhas representações internas e de que forma as posso desmascarar, retirando-lhes a credibilidade alimentada durante anos e anos.
Na área da educação elas também lá estão... disfarçadas de algo imutável, embelezadas de certezas do "sempre foi assim" e convictas que permanecerão sempre como crenças. 
A questão que me colocava muitas vezes como docente era de que se aquela crença contribuía para o alcançar dos meus resultados, se me ajudava a colocar em ação as minhas intenções. E quando tomava consciência que era uma crença que me limitava a ação procurava acreditar em algo mais possibilitador, em algo que fosse uma alavanca na concretização das minhas intenções. Ou seja, trocava uma crença, a crença limitadora, por outra crença muito mais possibilitadora.

Coach Iolanda Pereira

Comentários

Mensagens populares