Adolescente de férias!

 

Adolescente de férias! E agora?

Chegou aquele momento do ano em que os pais entram em stress.

Como gerir o dia do nosso filho adolescente? Esta questão acaba por ser um ponto principal de preocupação de muitos pais.

Dormir até tarde...

Saltar as refeições...

Horas infindáveis a jogar e nas redes sociais...

Como ultrapassar tudo isto? Como diminuir os conflitos familiares?

Um dos aspectos a ter em conta é o facto deles estarem realmente de férias. E quando nós estamos de férias procuramos sair das nossas rotinas (stressantes e aborrecidas), fazer o que gostamos.

Porque acham que com eles é diferente?

Aqui é muito importante procurarmos o equilíbrio. Procurar que eles colaborem em algumas dinâmicas familiares, que assumam a sua responsabilidade pessoal.

Ajudará também lembrarem-se de qual a vossa intenção. Que eles obedeçam ou que eles colaborem? Sim, acredito que querem a sua colaboração. Ok, e já lhe comunicaram isso dessa forma?

Muitas vezes estamos focados na obediência e toda a nossa comunicação vai nesse sentido. E claro, o que encontramos neles? Resistência!

Volto a reforçar, resistência é sinal de falta de ligação.

Então o que é necessário, nesse momento, é reforçar a conexão com o adolescente e permitir-lhe que seja ele a assumir a sua responsabilidade pessoal, que, sendo pessoal, é feita à sua maneira e não como nós queremos  e quando queremos!

E já agora, boas férias!

Comentários

Mensagens populares