Responsabilidade pessoal ou responsabilidade social?



 Responsabilidade pessoal ou responsabilidade social?

Que tipo de responsabilidade procuram desenvolver no vosso filho?

A responsabilidade pessoal foca-se nas minhas escolhas em relação a mim. No que é importante para mim, na área física, psicológica, intelectual e espiritual. Por outro lado, a responsabilidade social é orientada para os outros, para fora.

Na realidade a educação no geral está mais focada na responsabilidade social. Nós procuramos que os nossos filhos se portem bem fora de casa, na escola. Quando insistimos que cumprimentem as pessoas, que digam obrigada e por favor, estamos apenas a desenvolver a responsabilidade social. 

Neste tipo de responsabilidade a motivação é extrínseca, ou seja vem de fora para dentro, enquanto que na responsabilidade pessoal ela é intrínseca, está fortalecida nos valores éticos e morais que eu vou construindo como indivíduo.

Países com uma história de ditadura, procuram que a responsabilidade pessoal não exista. Há um maior foco na responsabilidade social. O indivíduo tem dificuldade em assumir e demonstrar o que quer.

As crianças devem ser responsáveis por três áreas  da sua vida:

- Sentidos - quando decidem se está frio ou calor e vestem ou não o casaco;

- Sentimentos - quando demonstram qualquer emoção perante coisas e pessoas;

- Necessidades - quando assumem as sua própria necessidade, dormir quando têm sono.

Com o crescimento vão aumentando as áreas, decidindo sobre os seus interesses, atividades e até na própria vida escolar.

Claro que existem situações em que a tomada de decisão e responsabilidade cabe ao adulto, no entanto, a opinião da criança/ jovem deverá ser tomada em conta pelos adultos.

É importante que os pais abdiquem da sua velha e decadente autoridade e deem espaço para que os seus filhos desenvolvam a sua responsabilidade pessoal, que será relevante para o desenvolvimento da sua responsabilidade social.

Comentários

Mensagens populares