Querido EU...

 A aceitação do meu estado emocional permite-me aceitar-me tal como estou.

Muitas são as vezes que o adolescente tem dificuldade de se aceitar tal como é.

 A busca contínua da perfeição provoca, a maior parte das vezes, um estado de ansiedade que pode chegar aos estados depressivos.

É importante estarmos atentos!

E esta atenção não significa ver em todos os comportamentos estados depressivos. No entanto, a repetição de alguns pode necessitar de uma intervenção mais técnica. Um olhar mais profissional.

Existem algumas situações que poderão promover estados de maior ansiedade, tais como expectativas escolares, relações amorosas, relação com as alterações do seu corpo e pouco espaço de afirmação da sua individualidade.

Ao criarmos um espaço emocional seguro estamos a oferecer ao nosso filho adolescente a possibilidade de partilhar o que lhe vai na alma. Sem julgamentos, sem comparações, sem expectativas.

Deste modo estamos a dizer-lhe que está tudo bem como está! 

Que ele é suficiente como é!

Que o amamos independentemente dos seus comportamentos, atitudes e resultados!

Que estamos aqui, se ele necessitar!

Lembrem-se, uma autoestima saudável vai ajudar o nosso filho adolescente a lidar com todos os desafios fora de portas.

Comentários

Mensagens populares