Cuidar-me para cuidar!

    

Muitas mães procuram-me quando já não conseguem manter uma relação saudável com os seus filhos.

Procuram soluções mágicas, não para elas, mas sim para os filhos. 

Eu sei bem como funciona...



Durante alguns desafios que encontrei na minha relação com os meus filhos eu assumia que a responsabilidade era deles. Não estavam a corresponder ao que eu esperava deles...

Não reconheciam todo o meu esforço...

Não respeitavam o meu sacrifício...

Nesses momentos a conta a saldar era elevadíssima. Tudo entrava nas parcelas: as horas sem dormir por causa deles, a roupa que lhes comprava, as horas na cozinha para que não lhes faltasse alimento, o ir buscar  e levar à escola... e muitos outras situações que vos possa passar pela cabeça.

Hoje, com muitos outros recursos e com a tomada de consciência da minha própria parentalidade e educação, percebo o quão errada estava. 

Tudo o que fiz, fiz por amor e claro que o voltava a fazer... o que mudava?

Para começar mudava a comunicação.

 O dizer-lhes porque fazia o que fazia!

O dizer-me que nos momentos em que as coisas não corriam bem, eu não estava com os recursos necessários.

Dizer-me que eu necessitava de algo...

Dizer-me que precisava de descansar...

Dizer-me que a minha validação como mãe não estava na quantidade de coisas que eu fazia pelos meus filhos...

Dizer-me que era suficiente... 

Outra coisa que mudava era o autocuidado. Perceber que os meus comportamentos comunicavam comigo, diziam-me que precisava de descanso, que precisava de pensar em mim, de cuidar de mim. 

E aí sim, possivelmente os desafios ficavam tão pequeninos, tão insignificantes. 

Talvez até desaparecessem!

E por fim dizer-lhes que o meu amor por eles não dependia dos seus e nem dos meus comportamentos.


Comentários

Mensagens populares