Como comunicar com o adolescente?

 

O tipo de comunicação que mantenho com o meu filho vai fazer com que haja maior ou menor conexão no período da adolescência e também numa fase adulta.

É importante tomar consciência que tipo de palavras que utilizo e em que momentos eu procuro criar essa comunicação. O mais comum é a comunicação surgir apenas em momentos de conflitos, momentos em que dou ordens, eu que procuro demonstrar a minha autoridade. Acabamos por ter uma comunicação muito limitativa pois fica presa ao que está certo e ao que está errado. É necessário tomar consciência em que outros momentos eu consigo construir esse canal de comunicação e também tomar consciência do meu estado emocional durante esses mesmos momentos.

Quais os meus recursos? Quando comunico sem recursos, geralmente o resultado da comunicação não é o esperado. Nem vai ao encontro da nossa intenção!

Quando eu pretendo comunicar algo, é importante fazê-lo fora da situação de conflito. Quando sinto que não tenho a calma necessária para esse momento devo afirmá-lo de forma autêntica. Esta postura tem duas vantagens, por um lado estou a demonstrar uma boa estratégia (se não consigo praticar uma comunicação assertiva nesse momento, é melhor não a fazer) e também estou a entregar um modelo de autenticidade pelo qual o meu filho retirará estratégias para a sua própria comunicação.

Nós adultos, acreditamos que quando não comunicamos estamos a perder a nossa “autoridade”, quando não intervimos estamos a perder terreno. É fundamental eu fazer uma autorreflexão e perguntar-me: o que eu procuro quando comunico com o meu filho, ganhar ou criar conexão? Possivelmente a minha intenção será a de criar maior ligação, no entanto nem sempre comunico isso. Outro aspeto primordial é a escuta ativa – damos muito pouco espaço à comunicação do adolescente, mostrando muito pouca curiosidade à sua mensagem.

Importante criar espaços para a comunicação, mesmo espaço físico, olhos nos olhos e também respeitar quando o adolescente não quiser comunicar… lembrem-se do igual valor!

Uma ideia a reter “o significado da minha comunicação é o resultado que eu obtenho dela”, logo é importante estar atento aos sinais que o seu filho lhe vai dando durante a vossa conversa. Muitas vezes, os gestos, as expressões, os silêncios são os sinais que nos permitem perceber se existe comunicação naquele momento.

As palavras que eu digo ao meu filho durante a adolescência serão as palavras que ele usará quando adulto.

Coach de adolescentes

Iolanda Pereira

Comentários

Mensagens populares