Aprendizagens conscientes em tempos de Pandemia


O que está a acontecer agora?
 Está a acontecer algo desconhecido, algo pelo qual nunca passei, algo que me ultrapassa.

Estou a viver sem a certeza do amanhã, sem um plano perfeitamente estruturado e colocado em prática.

Como mãe tudo isto tirou-me o chão. O não o ter respostas, o não ter explicações, principalmente o não conseguir garantir aos meus filhos a certeza do amanhã. Este facto criou-me ansiedade, desconforto e retirou-me algum poder. Poder esse representado nas minhas convicções maternais tão bem proclamadas ao longo de alguns anos. A força de ter mais anos, logo saber mais… a força de já ter vivido coisas muito difíceis, coisa que eles, (sortudos) nunca tinham passado… e tantas outras que me faziam sentir mais capacitada para ser uma boa mãe.

Pois bem, mas volto a questionar: O que está realmente a acontecer agora?

Estou a tomar consciência que o que desapareceu foi a ilusão da certeza do amanhã. Na verdade eu nunca soube (e creio que vocês também não) o que iria acontecer no dia seguinte, eu apenas acreditava que sim. Que era algo controlável, algo seguro, que estaria sempre ali, da forma como esperava, da forma como eu imaginava.

O que está a acontecer agora é a prática do igual valor, pois estamos (pais e filhos) a viver uma situação com os mesmos recursos, em que o poder é de cada um de nós e usado nas estratégias comuns para viver numa situação de quarentena. Cada uma das emoções é recebida com compaixão e respeitada no seu tempo e forma.

O que está a acontecer agora é a prática da mente de principiante, pois nenhum de nós tem referências anteriores e cada um de nós está a construir agora a sua realidade, num espaço temporal comum.

O que está a acontecer agora é a prática da aceitação. Aceitação daquilo que não depende de nós, aceitação das escolhas (nossas e dos outros).

E talvez a coisa mais importante que está a acontecer agora, é o abraçar da nossa vulnerabilidade parental, sem respostas prontas nem pós de perlimpimpim!

O que está a acontecer é a tomada de consciência que a vida sempre foi assim!

 

Coach Educacional, Iolanda Pereira

Comentários

Mensagens populares