Os valores na educação de adolescentes

Mas afinal o que é isto de Parentalidade Consciente?

Pois bem, é viver a nossa Parentalidade de forma consciente, como o próprio nome nos diz, questionando tudo o que fazemos, porque o fazemos e como o fazemos. Resumindo é assumir responsabilidade pessoal pela Parentalidade que pratico.

Hoje vou focar-me e procurar passar para si os 4 valores da Parentalidade Consciente – igual valor – respeito pela integridade – autenticidade e responsabilidade pessoal.

 

Assim, temos o igual valor, em que todos os membros da família têm o mesmo valor na relação familiar. Emoções, opiniões, sentimentos do meu filho tem o mesmo valor que as minhas emoções, opiniões e sentimentos.

Eu oiço e compreendo as emoções do meu filho adolescente, procuro perceber quais as necessidades ou desejos inerentes e se não for possível satisfazê-los, coloco de forma natural os meus limites e as minhas necessidades como pai.

Naturalmente que a responsabilidade pela proteção e cuidados cabe aos pais, pessoas com mais experiência de vida e mais responsabilidade pessoal no seio da família.

O segundo valor, o respeito pela integridade, quer física como emocional.

Ao observar, ouvir e respeitar as emoções do meu filho adolescente, como adulto e modelo estou a ensinar o meu filho a ser empático, a ter compaixão pelo outro… a também ele observar, ouvir e respeitar as minhas emoções e principalmente observar e reconhecer as suas próprias emoções.

O terceiro valor da Parentalidade consciente é a autenticidade.

A presença deste valor permite-nos ter um espaço familiar acolhedor e seguro, onde tudo pode ser partilhado, emoções necessidades e limites.

O principal obstáculo à autenticidade é a procura incessante de sermos os pais perfeitos, sem falhas, sem erros. Para praticar a autenticidade tenho que me tornar vulnerável, o que não sendo fácil, é grandioso quando o fazemos.

Todos os pais fazem sempre o melhor que podem com os recursos que têm disponíveis e está tudo bem… 

Por último, e não menos importante a responsabilidade pessoal.

Os pais, na sua maioria, educam para a responsabilidade social. A postura do filho adolescente perante o exterior é o que absorve mais energia, esquecendo-se de desenvolver, ou melhor de ajudar a desenvolver a responsabilidade pessoal.

Muitos pais assumem a responsabilidade dos seus filhos, mesmo em tarefas que eles podiam assumir como suas.

Lembre-se, olhe para o comportamento do seu filho adolescente como uma forma de comunicação!!


Comentários

Mensagens populares